top of page

Acme  é artista autodidata fruto da favela do Pavão ­Pavãozinho; nascido dentro de casa na área do morro conhecida como Vietnã, sempre teve certeza que sua vida era a arte; pra alcançar seu sonho teve um caminho longo passou a infância engraxando sapatos e a adolescência vendendo bolo nas praias do Rio... o graffiti abriu seus horizontes para a arte urbana.

Representa a nata da velha escola do Rio de Janeiro com 20 anos de caminhada, compartilhou sua técnica com inúmeros grafiteiros que hoje despontam no cenário mundial;

 com 20 anos de caminhada compartilhou sua técnica com inúmeros artistas que hoje despontam no cenário mundial .

Ao longo de sua trajetória suas obras foram expostas no Centro Cultural Châteauvallon – Toulon (França),  sendo premiado com o 2º lugar no EUROGRAFF – Paris, pela Geração HIP HOP do SESC RJ(2005), Encontro Internacional de Arte na Argentina (2006), Art Paris no Grand Palais-França(2011),  Galeria Adler Paris (2011), MuBE – Museu Brasileiro da Escultura-SP(2013) Universidad Ray Juan Carlos Madrid -­ Espanha.... tem acervo permanente do Museu Histórico Nacional (RJ) e no Museu do Folclore com o cordel que compôs para narrar  a história do morro no projeto das Casas-Tela - MUF.

Em 2016 realizou a instalação de uma escultura para mobiliário urbano “Baleia de Jonas” no Boulevard Olímpico no centro do Rio, além de um mega painel de 2.200 m2 “Cidade Submersa” pelo InstaWalkRio. Também foi artista anfitrião com obras expostas e performances na Casa da Suíça durante as Olímpiadas, no ParaOlímpico foi artista exclusividade durante as gravações do programa de tv humorístico The Last Leg do britânico Channel 04.

Além de muita tinta o artista traz em sua bagagem um trabalho de escultura genuíno no qual aborda os conflitos do ser humano com o seu espírito, daí a inserção da águia como figura presente na maioria das tuas obras.

 

Iani Antunes é moradora da Comunidade do Pavão desde 2007 ano em que se casou com Acme e abraçou o mundo da arte e a visão comunitária do artista.

 

Foi integrante do grupo Artefeito, organização de ações em prol dos Direitos Humanos.

Participou de grandes encontros de graffiti:

Meeting of Favela na Vila Operária(Rio de Janeiro),

1º Encontro Kolirius Internacional de Graffiti (Rio de Janeiro),

Favela Graffiti Social (Morro da Mineira)

Circuito das Casas Tela do Museu de Favela

 

Foi integrante do Grupo de Emprego, Trabalho e Renda PAC-PPG

Pesquisadora de conteúdos da memória comunitária para acervo do Museu de Favela no PPG

Assistente de Curadoria Copa Graffiti 2014- GaleRio

Atualmente atua como coordenadora dos projetos e ações do Ninho das Águias .

Produz peças misturando artesanato urbano, bonecas, patchwork contemporâneo, art e craft no projeto Artilinha.

bottom of page